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 Manual da [ ROTAM ]

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gabrielfre29

gabrielfre29

Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/06/2011

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MensagemAssunto: Manual da [ ROTAM ]   Manual da [ ROTAM ] I_icon_minitimeSex Jul 01, 2011 1:17 pm

ROTAM



Há situações críticas em que é necessário uma postura imediata e mais enérgica da polícia e é por isso que em todas as corporações brasileiras há pelo menos uma unidade especial,popularmente chamada de tropa de elite, no estado de SANDREAS a chamamos de ROTAM.
No server [ bfy ], a ROTAM LS cumpre o papel de uma policia especializada, que tem o dever de neutralizar combates entre gangs, retirar materiais e drogas das ruas, reassumir o controle governamental sobre zonas sob domínio de organizações criminosas, participar da negociação e resgate de reféns e dar suporte à PM, caso necessário.


Manual da [ ROTAM ] Rotam_21-12-2008




•Objetivo da ROTAM na cidade de Los Santos•



1- Realizar Operações para retomar territórios de pontos de tráfico de drogas e materiais.
2- Realizar Rondas com o objetivo de acabar com o tráfico de drogas e matérias, e prender fragrantes acusados de Agressão, Homicídio, vandalismo e outras irregularidades .
3- Realizar Perseguições a criminosos procurados por todas organizações policiais.
4- Realizar Resgates de reféns seqüestrados por Gângster (de LS) e também de Terroristas (Somente se haver menos de 5 do exercito Online).
5- Realizar Blitz com o objetivo de impedir Infrações de Trânsito e circulação de tráfico de drogas e materiais pela cidade.
6- Realizar Operações para impedir rachas em qualquer local de Los Santos.
7- Realizar a Segurança de pessoas e locais importantes, exemplo: Prefeitura



•Equipamentos da ROTAM•



Spray: (Todos Cargos) Utilizado APENAS nas celas, para evitar DM(socos, brigas) dos presos.


Manual da [ ROTAM ] Sprayf



Desert Eagle: (Todos Cargos) Principal arma. Utilize em confrontos de maior proximidade.



Manual da [ ROTAM ] Desert



MP5: (Todos Cargos) Utilize caso o inimigo possua menos de 50 de vida e nenhum colete, ou caso exista uma relação de 2/1 de rotams e
inimigos. E contra veículos.


Manual da [ ROTAM ] Mp5h



M4: (Todos Cargos) Utilize em confrontos de longa distância, contra veículos, contra inimigos sem colete ou caso haja uma relação de no mínimo 3/2 de rotams e gangsters.. (é recomendado ficar de M4 quando estiver de “H”na viatura).



Manual da [ ROTAM ] 24423525



Shotgun: (Cargos 2, 3, 4 e 5) As vezes pode ser substituir a eagle, mas dexa você mais lento o que pode tornar um alvo mais facil.



Manual da [ ROTAM ] Shotgun




Rifle:(Cargos 3 ) Utilize como binóculos para analisar a situação de locais distantes, e para abater ou enfraquecer inimigos
antes de um confronto de maior proximidade. Seu tiro é muito fraco, então procure não utilizálo à toa entregando sua valiosa posição em troca de tirar menos da metade do colete do inimigo.


Manual da [ ROTAM ] Rifle


Sniper: (Cargo 4): Arma utilizada apenas em longa distância, bom para sequestros e operações, Podendo tirar o colete todo em apenas um tiro, dependendo da distância.



Manual da [ ROTAM ] Sniperk



Barreiras são grandes bloqueios utilizados APENAS em Operações e Blitz
Comandos: /br - Cria uma barreira /rbr - Destrói a Barreira



Manual da [ ROTAM ] Barreira



Tapete de Pregos:

Tapete de pregos é utilizado em Abordagens, Caça a Procurados, Resgate de Sequestros, Operações e principalmente em Blitz. Tem largura para encaixar entre a barreira, com intenção de furar os pneus de qualquer veículo.
Comandos: /pregos - Cria um tapete de pregos. /rpregos - Destrói o tapete pregos.








•Veículos da ROTAM•
Manual da [ ROTAM ] Pregos


HPV1000:
- Moto, utilizado em blitz e para dar suporte a viaturas nas rondas e caças.



Manual da [ ROTAM ] Hpv1000



Police Car:
- Carro mais rápido da ROTAM, porém, mais sensivel a terrenos elevados, bom para caça a procurados e ronda pela cidade.



Manual da [ ROTAM ] Policecar



FBI Rancher:
- Ranger 4 portas mais lento, porém, bom para terrenos elevados e é mais resistente, bom para resgate em cativeiros e blitz.



Manual da [ ROTAM ] Fbirancher



Enforcer:
- Utilizado somente em Operações.



Manual da [ ROTAM ] Enforceru



Helicóptero:
- Usado apenas em Resgates aos sequestros, Operações e situações de emergências em que é necessário o rápido deslocamento dos membros.



Manual da [ ROTAM ] Helicopterov



•CARGOS - COMANDOS - CRIMES - PENALIDADES - MULTAS•



Cargos:

Cargo 1 – Agente – Membro está sob avaliação do líder e sub-lideres, podendo se tornar um membro fixo em 1, 2 ou até 3 dias, dependendo do rendimento. (Membros que vierem de outra organização policial, tendo uma boa conduta já entram de cargo 2 na ORG).

Cargo 2- ajudar os cargos abaixo dele a aprender a jogar, pode rondar, organizar resgates de reféns, o sargento foi um soldado que demonstrou ter capacidade para subir de cargo por cumprir com seus compromissos de forma correta.

Cargo 3- São membros experientes que já tem uma certa confiança do líder, deve sempre orientar o cargos inferiores a nunca ficarem sem fazer nada na HQ, sempre estar chamando pra rondar ou caçar procurados, o 1º Tenente é o cargo que precisa mais demonstrar trabalho pois sua promoção leva a ser um dos cargos mais importantes da ROTAM que é o major e com muita responsabilidade.

Cargo 4 - Abaixo do sub líder é o cargo mais alto da ROTAM, podem iniciar operações e fazer treinamentos diários, organizar os membros, e ajudar o líder com testes, caso solicitado, pois um major já sabe tudo que deve ser feito.

Sub-Líder – São os braços direito do Líder, tendo total liberdade de demitir membros com irregularidades, fazer teste (com autorização do líder) e assim como os cargos 4, eles são MARJORES tendo como responsabilidade fazer tudo que um major faz. Na ausência do Líder, são o sub-lidere que comandam a ORG. Sub-líder Tem o mesmo poder sobre a ORG.


COMANDOS:


/algemar [ID] - Algema o suspeito por muito tempo dentro da viatura
/br – Cria uma barreira.
/rbr – Destrói sua barreira.
/rbrall - destroí todas as barreiras
/pregos – Cria seu tapete de pregos.
/rpr – Destrói seu tapete de pregos.
/rprall - Destroí todos os pregos
/procurados – Vê a lista de procurados.
/retirar [drogas ou materiais] – Retira coisas ilegais dos presos, ou em uma ronda caso o suspeito siga as ordens.
/do - Retoma a situação de uma certa área. Você terá que ficar no território por alguns segundos.
/m mensagem – (megafone)Fala alto para todos próximos à aquela área ouvirem. Ideal para rondas.
/r – Fala no radio com todos os membros.
/d - Fala no rádio com todos os membros da ROTAM, PF, PM, exercito,prefeitura e médicos.
/pb2 – Abre o 1° portão da garagem da da hq da ROTAM
/pb3 – Abre o 2° portão da garagem da hq da ROTAM
/batercartao – Pega o seu distintivo, assim você pode prender alguém.
/equipar – Usado para pegar: Colete, Vida, Armas (As armas são definidas pelo seu cargo).
/gov – Dá um aviso do governo ao público.(apenas com permissão de um superior).
/imo - Paralisa a pessoa mais próxima. (Só utilizar em civis desarmados)
/arrombar - Entra em uma casa trancada. (só utilizar em operações especiais, e com permissão do oficial comandante)
/membros - vê os membros da rotam que estão online.
/multar - Para multar qualquer pessoa que cometer alguma infração
/revistar [ID]- revista todos intens
/desamarrar [ID] - desamarra o refem quando estiver sequestrado
/ficha - vê a ficha do player desejado
/pf - Abre o potão da policia Federal
/presos - Vê a lista de presos.
/limpar - limpa a ficha do player
/bq - cria um bloqueio
/rbq - destroi um bloqueio
/rbqall - destroi todos os bloqueios
/gov - manda um anuncio do governo
/camera ve no carindiru
/arrombar - arromba as celas da rotam
/bafometro - faz o teste do bafometro no player
/detento - vê as informaçoes do detento
/batercartao - voce bate cartao para ir trabalhar
/procurados - vê os player procurados da justiça
/infoorg- vê as informaçoes da rotam
/imo - imobiliza um player
/revistar - revista um player
/prender - prender o procurado
/retirar - retira algo ilegal de algum player


CRIMES NO /SU e PENALIDADES:

Comando: (/Su)speito [ID] [CRIME]
*RP- Se o suspeito for procurado e após o /m não se render deverá ser aplicado o RP, caso esteja com o /su FUGA não aplicar o RP.
*TH- tentativa de homicídio (qualquer agressão física a um indivíduo, ou armada a um veículo tripulado)
*Fuga- Quando o suspeito foge da abordagem ou da voz de prisão.
*Vandalismo- agressão física a um veículo tripulado.
*Desacato- Desobedecimento de ordens policial, após um aviso /m "ordem" ou levará /su por desacato! ou agressão moral a um policial.
*Sequestro- Caso o sequestrador não seja de uma ORG terrorista.
*Invasão- A locais proibidos ou interditados, após um aviso.
*Cumplice- caso um suspeito seja cúmplice de fuga ou sequestro.
*Ajuste- por DM ou desacato policial quando estiver na cela, ou precisar reduzir a pena por um “Double SU”.
*Roubo- caso alguém roube algo na sua frente, como um veículo.
*Assalto- Caso veja um assalto acontecendo, só tente impedir se tiver membros suficientes.
*Racha- Utilizado para quem estiver fazendo racha em Los Santos.
*Drogas- Para um suspeito que estiver portando drogas. (só utilizado em ronda )
*ldrogas- Para um suspeito que se livrou das drogas.
*Materiais- Para um suspeito que estiver portando materiais. (só utilizado em ronda )
*Suborno- Caso alguém tente suborná-lo, deverá se aplicar o suborno.
*RM(Resistência á multa) - Caso o suspeito abordado se recuse a pagar a multa sugerida.


OBS:Nenhum outro tipo de /su deverá ser usado por um ROTAM.



Penalidades(caso o suspeito se renda)
Comando: /prender [ID] [TEMPO]

O tempo aplicado para um suspeito que se rende deverá ser de 2 minutos para cada estrela, por exemplo: O suspeito que estiver com 4 níveis de procura deverá ser punido com 8 minutos de cadeia. Já mais aceitar quem alguém que deu fuga ou RP se entregue.
Se o suspeito preso tiver dado muito trabalho á Policia em sua fuga, poderá aumentar a sua pena após preso, utilizando o /SU ajuste [tempo que achar necessário]. O Tempo máximo é de 20 minutos. Para utilizar esse tipo de ajuste é necessário ter provas de que o suspeito realmente deu trabalho á policia. Membros que abusarem do comando serão punidos.
OBS: Caso o suspeito se renda, qualquer artigo ilegal que ele carregue deve ser retirado.
Após ele se render, /m e ntre na viatura , e /algemar id.
OBS: PENALIDADES ACUMULATIVAS!



Multas são aplicadas nas abordagens
Comando: /multar [ID] [PREÇO] [MOTIVO]

* Armado e sem licenças: $15000
* Infração de trânsito: $10000
* Dirigindo sem Licença de direção: $20000
* Faróis desligados a noite: $10000

Se recusar a pagar uma multa o ROTAM deve dar /su RM no mesmo mandar voz de prisão e prender.



•REGRAS•


REGRAS para utilizar os comandos:
/arrastar [ID] - Somente usar quando for PROCURADO e quando estiver imobilizado por TASER ou comando de /imo ou /algemar.
/imo - Somente usar em CIVIS em FUGA.
/algemar [ID] - Somente usar em procurados que se RENDER(de /handsup ou afirmando que se rendeu) e quando estiver dentro da viatura rendido.
/su [ID] [CRIME] - Nunca digite dois /su com mesmo crime (double) e nunca digite um /su indevido
/arrombar - Utilize APENAS quando o procurado foge para sua casa.
/gov - Use apenas com permissão de um superior !


Retirada de Licenças:


Somente retirar a licença de armas apenas quando o suspeito atenta contra a vida de outra pessoa, ou seja, quando comete TH ou H.

Somente retirar licença de direção se o suspeito deu fuga em algum veículo a motor.

Somente reitrar licença de voô se o suspeito deu fuga de aviao ou helicoptero.

Somente retirar licença de navegação se o suspeito deu fuga de Lancha.


O que um ROTAM não pode fazer de FORMA ALGUMA:


1- Dar /su em Al'qaeda ou Taliban, ou dar /su em territórios de guerra, exceto: Civil, Hitmans e Triads. Territórios: (Puteiro, Construção abandonada, Navio abandonado, Praia deserta ).
2- Usar spray, /imo, /algemar e /arrastar em COMBATE.
3- Usar TASER em combate ou sem motivo (DM),
4- Atirar sem motivo. (DM)
5- Floodar (qualquer canal, seja o local, o /d, o /r, e muito menos o /gov!). 6- Discutir no /r ou
6- /d, principalmente se por motivos fúteis.
7- Desobedecer a ordens de um superior que tenham a intenção de organizar a situação.
8- Pedir cargo ou "puxar saco" de superiores. (
9- /equipar em combate. (rebaixamento de 1 cargo)
10- Atirar em presos.
11- Usar o /gov sem permissão de um superior.
12- Sair para rondar sem equipar ou /batercartao.
13- Não entrar no Team Speak antes ou pouco após logar.
14- Não comparecer em uma chamada na HQ, seja para o que for, chamou para a HQ largue tudo o que estiver fazendo e compareça rapidamente.
15- Usar da autoridade como ROTAM para beneficiar a si mesmo. (Abuser) (Demissão)
16- Jamais revistar sem o suspeito estar de /handsup (exceto se estiver dentro da nossa HQ).
17- Não atirar no procurado sem antes mandar o /m.
18- Realizar DB em um suspeito ou em qualquer outra pessoa.

OBS: A quebra de qualquer uma dessas regras poderá resultar em um aviso, perda de cargo ou até demissão.

OBS: Regras como não permitir agressões morais ou uso de cheaters são redundanas ou ser anti-rpg, pois são regras do próprio servidor, e quem
descumpri-las estará sujeito a punições dos próprios ADM's.



PROCEDIMENTOS DA ROTAM LOS SANTOS


1-RONDA:

Objetivo: Em uma ronda, o objetivo é retirar as drogas e materiais das ruas, abordando possíveis traficantes e retirando seus artigos ilegais. Também é passado multas para infrações de trânsito.

Equipamentos: Na Ronda é utilizado Viaturas e motos para dar suporte à viatura, /pregos e /taser também pode ser utilizado para impedir a fuga do abordado, mas cuide para não abusar além das regras.

Organização: A Ronda é dividida em Motorista e Atirador, assim, nunca ronde sozinho, sempre no mínimo em dupla. O Motorista dirige a viatura e escolhe quem vai ser seu Atirador, os outros membros da viatura serão chamados de "Caronas". PS: Cargo mais alto online deve escolher o papel de cada um.

Funções:
¬Motorista: Dirige a Viatura e em alguns casos digita os /su quando o suspeito atirar ou fugir a pé e da o /m .
¬Atirador: Revista e da os /su.
¬Caronas: Sempre mirando de M4 no abordado após o mesmo dar /handsup, Caronas servem de apoio à ronda em caso necessario de uso de fogo no suspeito.

Procedimentos
Abordagem quando o suspeito colabora:
Ao iniciar a Ronda, o Motorista escolhe quem abordar e deve tocar a sirene quando passar perto dele, logo o Atirador digita o comando "/m PARE ! DIGITE /HANDSUP OU SERÁ PRESO !". Quando o suspeito estiver de /handsup, o atirador e os caronas devem descer da viatura, o Atirador vai perto do suspeito para /revistar e com seu /taser preparado em caso de fuga, enquanto os caronas ficam mirando de M4 do lado da viatura e nesse caso o motorista nao deve descer.
- Se o suspeito tiver drogas ou materiais deve levar /su drogas ou materiais e iniciar procedimento para prender o meliante.
- Se o suspeito estiver cometido alguma infração de licenças, trânsito, etc, o Atirador deve aplicar a multa, se o suspeito recusar a pagar a multa deve levar /su RM e ser preso.
PS: Para isso o suspeito deve digitar /mostrarlicenca [ID] Caso ele nao queira mostrar deve levar /su desacato e ser preso.
- Se estiver limpo, deve libera-lo. O Atirador deve digitar "/m Liberado e obrigado pela colaboração !


Abordagem quando o suspeito não colabora:
¬ Suspeito a pé:
- Se após o /m do motorista o suspeito recusar a dar /handsup, o atirador deve mandar /su Desacato e iniciar o procedimento para prender o meliante.
- Se após o /m do motorista o suspeito fugir, o atirador deve mandar /su Fuga e iniciar o procedimento para prender o meliante.
- Se após o /m do atirador o suspeito Revidar com tiros, o atirador deve mandar /su TH e junto com seus caronas ajudar a abater o suspeito.


¬ Suspeito de carro:
- Se após o /m do motorista o suspeito não descer do carro, o Atirador deve mandar /su Desacato e iniciar o procedimento para prender o suspeito.
- Se após o /m do motorista o suspeito Fugir com o carro, o Atirador deve mandar /su fuga e iniciar procedimento para prender o suspeito.
- Se após o /m do motorista o suspeito atirar com o carro, o Atirador deve mandar /su TH e todos da viatura devem abrir fogo e abater o suspeito.
PS: Caso o suspeito digite /livrardrogas, o atirador deve tirar ss e dar /su LDROGAS.


Regras na Ronda
- Cargo mais alto online escolhe o papel de cada um na ronda.
- Nunca revistar alguem sem que o mesmo não esteja de /handsup, a não ser dentro da nossa HQ.
- Em Hipótese alguma abordar alguém sozinho.
- Nunca descer da viatura sem o suspeito dar /handsup ou atirar.


Manual da [ ROTAM ] Abordagem



2-BUSCA DE PROCURADOS (CRIMINOSOS):


Objetivo: Perseguir e prender criminosos da cidade de LOS SANTOS.

Equipamentos: Mesmos equipamentos utilizados na Ronda. Tomando cuidado para não abusar com /taser, /imo, /arrastar e /algemar.

Organizaçao:: Mesmo procedimento que na ronda, é dividido em Motorista, Atirador e Caronas

Funções:
- Escolher quem perseguir no /procurados, orienta o motorista pelo comando /localizar e manda /m
-Motorista: Procura o suspeito pelo /procurar e digita o comando /arrastar e /algemar quando o suspeito estiver rendido.
-Caronas: Quando o suspeito não colabora usam o poder de fogo junto com o atirador para abater o suspeito.

Procedimento:
O detetive deve dirigir, o atirador digitar /procurados e dizer o id de quem deve ir atrás, e ele deve ir orientando
o motorista usando /localizar id. Quando é encontrado o procurado o atirador deve dizer /m VOCE É PROCURADO SE RENDA E /HANDSUP E TUDO FICARA BEM OU SERÁ ABATIDO, caso o procurado coopere e dê /handsup você deve retirar as armas dele, revistar e retirar materiais e drogas, e diga para que entre no carro, conte até 5 para ele entrar, caso ele não entre pode abrir fogo, se ele entrar você deve algemá-lo e levá-lo para a HQ pra ser preso, caso o procurado nao coopere ele deve ser apenas abatido e preso.

OBS : Caso o suspeito fuja no primeiro aviso, ele já deve ser abatido sem ter outra chance de se render, pois o mesmo já mostrou não ser digno de confiança, mas se com a chegada da ROTAM o suspeito já der logo /handsup, não atirem, conte até 5 e mande entrar no carro,o suspeito deve entrar no carro na contagem, se isso não acontecer pode abrir fogo.


Regras:
- Nunca atire sem /m
- Se o ROTAM mandar /m nunca atire em seguida, espere um tempo para chance de ele se render, somente atire se ele reagir.
- Se o procurado der /handsup jamais atire ! Algeme e arraste para a viatura.



3-RETOMADA DE ÁREAS SOB DOMÍNIO CRIMINAL, OU NEUTRALIZAÇÃO DE GUERRAS ENTRE GANGS, AS CHAMADAS "OPERAÇÕES DE TERRITÓRIO".:


Objetivo: Restabelecer o controle de territórios impedindo o tráfico de drogas e materiais.
Territórios: pista de skate, Morro, e shoping.

Equipamentos: São utilizados Enforcer, Barreiras, helicóptero, pregos e viaturas. Não é permitido usar /taser em Operações de territórios.

Organização: Somente Cargos 4+ podem iniciar Operações em Territórios. O mesmo deve organizar grupos para cada Territorio.

Procedimentos:
Um plano estratégico é sempre necessário, sempre priorizando o fator surpresa da operação, o enfraquecimento dos criminosos na área e o sigilo, para que então se torne viável um confronto mais direto. Sempre siga o plano estabelecido previamente, e sempre tome cuidado para não entregar a sua posição e dos seus companheiros. Não utilize o canal local (chat normal) em operações e muito menos o /m. Sempre procure utilizar o /r para não entregar sua presença para o inimigo. Nestas operações nunca dê /su, só se for em civil e hitman. Em caso de território, apenas utilize /tr após o domínio do local e o /gov. Caso um civil adentre uma área onde a segurança está sendo restabelecida, ele deverá
receber um aviso /m CIVIS SAIAM DO LOCAL . Caso ele não obedeça a ordem deverá levar /su desacato e poderá ser abatido. Sempre procure locais seguros e com boa visibilidade dos possíveis pontos de ataque de criminosos. Sempre cuide das costas. Em operações organizadas em duplas, NUNCA se separe da sua dupla, e sempre atire em quem disparar contra o sua dupla.
Maiores especificações sobre operações ficam a cargo dos oficiais responsáveis pelas mesmas, que devem deixar claro o plano e como deverá ser realizada a operação.

OBS - É recomendado a pessoas que não tem envolvimento com o crime não entrar nos territórios pois é área de grandes conflitos, em operação não é lugar para pessoas conversarem, ou ficarem de passagem. Quanto as gangues que entrarem no território durante a operação que saiba que vai tomar bala e não adianta dar /handsup em tr, pois um minuto que a gente perca prendendo um cara pode prejudicar na estratégia da operação.

Regras:

- NÃO UTILIZE SKINS DIFERENTES NAS OPERAÇÕES!
- Nunca de /su em gangster dentro do território. Somente em civis, hitmans e triads.
- Nunca saia do território enquanto prosseguir a OP.
- Nunca atire em quem não invadir o territorio.
- Não deixe acumular veículos no território, procure jogar na água ou explodir.
- Sempre procure participar das OP para não criar problemas com o líder.



Manual da [ ROTAM ] Operacao



4- OPERAÇÕES PARA IMPEDIR RACHAS.:

Objetivo: Retirar todos corredores da pista do aeroporto.

Equipamentos: Recomendável utilizar a viatura(copcar) pela sua velocidade, Barreiras e pregos bloqueando a entrada do aeroporto.

Procedimentos:
Essas operações são em casos especiais, quando pessoas organizam rachas, o que é proibido, a policia tem que intervir e retirar os corredores do local. Antes de chegar no aeroporto deve ser mandado um /GOV ROTAM IMPEDE RACHAS NO AERO DE los santos, para que todos fiquem sabendo que a rotam está chegando e se retire do local, quando a ROTAM chegar no aeroporto quem ainda estiver lá dentro deverá tomar /su racha e ser abordado sendo levado preso.
Depois que estiver limpo dentro do aeroporto os policiais devem bloquear a entrada do mesmo para que motos ou carros não entrem mais, só será permitida a entrada a pé, pessoas que chegarem na entrada do aeroporto devem ser avisadas pelo /m para se retirar do local, insistindo deverá tomar /su desacato e ser levado preso.
Policiais não estão autorizados a atirar em pessoas que passem pela pista de entrada do aeroporto, pórem quem de alguma forma desacatar os policias levará tiro.



5- TÁTICAS BÁSICAS PARA SEREM UTILIZADAS EM SEQUESTROS.:


Objetivo: Resgatar o refém sem feri-lo e prender todos os sequestradores.

Equipamentos: É recomendavel para o resgate uso de 2 viaturas/ranger e 1 helicoptero e o uso do /pregos é recomendavel.

Funções:
- Motorista: É obrigatório ser detetive 5, da /procurar no refém e nunca desce do veículo, pois após o refém ser desamarrado, o motorista deve resgata-lo
- Atirador: Manda /sms para o refém orientando para facilitar o resgate, assim que chegar ao local deverá mandar uma sms para o refém se preparar para correr. deve prepara /desamarrar [ID] para quando o motorista chegar perto poder desamarra-lo e deve mandar /m quando o refém estiver solto "/m REFÉM PULE DO CARRO E CORRA EM DIREÇÃO A VIATURA OU HELICOPTERO DA ROTAM"
- Caronas: preparam /desamarrar [ID] e devem descer do carro quando o refem estiver correndo para proteger o mesmo. PS: O Atirador também deve proteger o refém quando estiver correndo em direção a viatura.
- Piloto(helicoptero): Ele tem a mesma função do motorista, nunca deve pular do helicoptero. Quando o refém estiver solto, o piloto desce o helicoptero e manda a voz "/m RÉFEM CORRA EM DIREÇÃO AO HELICOPTERO DA ROTAM E APERTE G

-Quando o refem for salvo o ROTAM deve dar /refem salvar [ID] só depois do refem salvo todos rotam devem ajudar a prender os suquestradores"

Regras:
- Nunca ir sozinho em um sequestro
- Quando houver sequestro, largue tudo que estiver fazendo e reuna-se com seus companheros na HQ e dê prioridade ao seqüestro.
- NUNCA atire no carro onde o refém estiver. Chegue perto para desamarrar ou fique em cima da viatura para o motorista ultrapassar o carro da vitima e largar o /pregos furando o carro da vitima facilitando chegar perto e desamarrar.



[spoiler=6- MEDIDAS ANTI-DENUNCIAS]

A ROTAM é a org mais cobrada e criticada, e qualquer descuido de um membro resulta em denúncia no forum.
Estas são algumas dicas para impedir que você seja denunciado por abuso.

1- O comando /su muitas vezes buga, e não aparece que você o usou para você ou outros policiais, mas para o suspeito aparece, e ele ganha nível de procurado. Se você usou um /su e não apareceu a confirmação no chat, aperte T e depois a seta para cima, para rever a mensagem. Se você checar que digitou o comando sem erros, NÃO O USE DE NOVO! Para o suspeito todos os /su vão aparecer, e ele pode te acusar por flood de /su.

2- Quando for utilizar o comando /imo, tenha certeza de que o suspeito está realmente fugindo e esteja desarmado, pois algumas vezes ele pode estar apenas se posicionando melhor no combate, e não fugindo.

3- Não ataque ORG’S que atacaram a ROTAM por "revide". Mas lembre-se de dar um /su viável, para que você tenha justificativa de atacar estes players depois.

4- Pense bem no que fazer em momentos mais tensos, pois na maioria das denúncias contra ROTAM's, o primeiro ato foi justificável, mas logo em seguida o ROTAM xinga ou mata o acusador sem motivo, perdendo assim qualquer chance de se defender com sucesso no forum.

5- Sempre tire ScreenShot do /procurados quando for caçar procurado e invadir HQs. Muitas vezes pode te salvar de punições no forum.

6- Sempre utilize /arrastar e /algemar quando tiver certeza que o suspeito estiver rendido ou imobilizado.

7- Sempre que voce digitar /su fuga, /su RP ou /su TH tire ScreenShot.

8- Sempre que um suspeito resistir a prisão tire ScreenShot do /m



MANUAL BÁSICO DA ROTAM ESCRITO POR : gabriel_fritas


Imagens de: Gulono_PM



_________________
.: METAS :.

Ser Lider de uma org : Very Happy


ser lider do B.O.P.E : Very Happy


Ter amigos verdadeiros : Very Happy


Ser admin temporario : Very Happy


Ser admin fixo : Very Happy


sonho Concretizado



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